Consulta Vêneta 2025 – No Brasil para comemorar os nossos 150 anos

23/03/2025

Está na Lei Regional n.º 02/2003, da Região do Vêneto-Itália, uma série de normas a favor dos Vênetos no Mundo e disposições para a manutenção da identidade e da cultura de nossas origens, desde as Montanhas do Nordeste da Itália, de onde partiram milhares, senão milhões de imigrantes para todo o mundo, desde o final do Século XIX. E para que se mantenha o contanto com a nossa origem em qualquer parte do mundo onde haja uma comunidade vêneta organizada e ativa. Porque há uma dívida histórica a saldar...

A assim denominada Consulta dos Vênetos no Mundo é composta de 20 membros, sendo que destes, 11 são das Federações e/ou Comitatos Vênetos ativos, criados a partir de várias associações vênetas no exterior e que aderem a este órgão comum a todas. Também fazem parte as associações históricas com sede no Vêneto, universidades e demais entidades previstas no artigo 16 da mesma lei. No Brasil somos 4, na Argentina 1, no Uruguai 1, Canadá 1, Suiça 1, Austrália 2 e África do Sul 1. As demais são do Vêneto e em suas mais diferentes expressões que tratam do tema da imigração. Cada uma das entidades possui, além do Consultor titular, um componente jovem (até 38 anos), o que faz com que a inteira Consulta seja composta de aproximadamente 40 membros.

E está tudo previsto em lei: a constituição, função, direitos e deveres, eleição dos membros, forma de atuação e, especialmente, a dotação de uma verba anual do orçamento da Regione Vêneto, para desenvolver políticas de intercâmbio e permitir o atingimento de todos estes objetivos. Existem verbas para a manutenção básica anual das federações e comitatos, para projetos culturais, para publicação de livros e revistas que tratem do tema, teses de graduação e até mesmo festas, como é o caso da “Giornata dei Veneti nel Mondo” que acontece todos os anos, junto ou separadamente com a mesma Consulta. Também está previsto o reconhecimento, mediante justa homenagem, com títulos de “Eccellenza Veneta nel Mondo” a 3 (três) Vênetos que se destacam por sua trajetória, vida, obra e contribuição para o engrandecimento da região no mundo.

O presidente da Consulta – e das assembleias anuais – é o Assessor para os Fluxos Migratórios da Regione Vêneto e o vice-presidente, um dos Consultores, eleito na primeira assembleia geral de cada legislatura, que coincide com a do Presidente da Região e dos membros do Conselho Regional para um mandato de 5 anos.

A partir de 29 de março de 2021, a vice-presidência cabe e mim, Consultor Vêneto do Estado do Paraná e nossa Federação – FAVEP – o que foi um desafio imenso por conta dos efeitos da Pandemia da COVID-19, que afetou o mundo inteiro, nos anos de 2020 e 2021. Estas duas Consultas presenciais foram canceladas, mas conseguimos manter as atividades e o funcionamento mínimo das atividades de todos os Comitatos, Federações e a maioria das Associações, com o retorno à quase normalidade, em 2022.

No exterior, tivemos as Consultas de 2009 em Buenos Aires e Montevideo, bem como em Toronto-Canadá, em 2011, sendo que todas as demais sempre foram realizadas numa das 7 províncias do Vêneto: Rovigo, Veneza, Treviso, Padova, Verona, Vicenza e Belluno. Apenas em 2015, 2020 e 2021 é que não houve a Consulta presencial, a primeira por questões políticas e de balanço do novo governo vêneto e as 2 últimas por conta da Pandemia da Covid-19.

Expostos, resumidamente, os aspectos históricos da Consulta, entendemos sinalizar que é chegado o momento mais importante para nossa gestão e para celebrar – porque assim a história permitiu e nos privilegiou – os 150 ANOS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA no BRASIL, justamente em 2025. E, por conta da vigília desta magnífica data, durante a Consulta Vêneta de 2024, em Treviso, propusemos e aprovamos que a edição de 2025 teria que ser no BRASIL, especialmente no Sul, porque aqui se concentra a maior parte das Comunidades Vênetas que por aqui aportaram – e desde 1875.

O projeto “La casa di tutti - L'Uncinetto e Merletto, tra Paranà e Veneto”, ou A Casa de Todos e A Casinha da Paz (La Casetta della Pace) que aconteceu em Colombo-PR, no espaço interno do Salão Paroquial Paróquia Nossa Senhora do Rosário foi um exemplo perfeito destas iniciativas que a Consulta Veneta discute, aprova e financia. Muitas pessoas participando das oficinas de Uncinetto (Crochê) e Merletto (Renda Veneziana), muitas crianças e jovens participando ativamente e o conclusão final com a missa de encerramento, com a igreja lotada, onde a Casinha da Paz era o que mais chamava atenção dos presentes na noite de ___ de setembro de 2024.

Para 2025, diante das sugestões feitas pelos membros da Consulta Vêneta 2024, ficou definido que a próxima será em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha e na mesma semana de uma das maiores Feiras de Vinhos das Américas, a WINE SOUTH AMERICA, entre 05 e 10 de maio de 2025. Isso porque a Regione Vêneto tem parcerias com o Governo do Rio Grande do Sul em vários segmentos, especialmente do Turismo, a feira tem investimentos e participação da Verona Fiere, promotora da mais importante feira de vinhos da Itália, a Vinitaly. Então decidiu-se que seria uma boa ideia nos juntarmos ao melhor do território do vinho no Brasil, numa das maiores concentrações de vênetos no mundo, que até é chamada 8ª Província Vêneta e a presença já consolidada de acordos comerciais e de cooperação entre estado e regiões.

Já estamos com 50% do programa ajustado, datas de reuniões, assembleias, debates, encontros com autoridades políticas, eclesiásticas e sociais – até o Embaixador Alessandro Cortese confirmou presença – líderes locais das associações vênetas e italianas, mas, especialmente, com a Comunidade Vêneta, que terá para si um dia inteirinho, o dia 09/05/25, na chamada “Giornata dei Veneti nel Mondo”.

Momentos únicos, de encontro, de olhar no olho, de abraçar forte, de rir e chorar juntos, porque somos militantes da diversidade, da manutenção deste senso de pertencimento e de solidariedade que temos no sangue e nos distingue de tantos outros povos no mundo. Vivendo como vênetos longe dele, construímos vilas e cidades, sem nunca perder o nosso contato, o nosso “legame” com a nossa origem e, a solidariedade é o instrumento que nos permite ir adiante, apostando sempre no futuro. Que privilégio o nosso de estar aqui e poder COMEMORAR estes 150 ANOS, todos juntos. Obrigado aos nossos pais, avós e bisavós por tudo!

Curitiba-PR, 23/03/2025
Avv. Luís Molossi – vice-presidente da Consulta Veneti nel Mondo 2021-2025

Outros textos

Contato

Luís Molossi

Rua Jornalista Caio Machado, 678
Santa Quitéria, Curitiba, Paraná
41 3274 0770
molossi@assessore.com.br